Desporto

desporto.tvm.co.mz

Desporto

desporto.tvm.co.mz

Arte e Cultura

Arte e Cultura (88)

chiccdacncc.jpg

Músicos, familiares e amigos prestam tributo ao conceituado músico moçambicano, Chico da Conceição.

A homenagem ao lendário saxofonista surge em reconhecimento aos seus feitos na promoção da cultura moçambicana

kullungexp.jpg

Está patente no espaço Kulungwana em Maputo, uma exposição intitulada “Almas Cruzadas” dos artistas Simões e Rob Van Doselaar.
A mesma exprime os resultados da convivência dos dois artistas contemporâneos mas de lugares diferentes.
Simões e Rob Van Doselaar estabeleceram pontos de convergência e compreensão entre duas culturas diferentes, enriquecendo simultaneamente o seu interior.

EGWFAWEGAWGAWEG.jpg

Niassa acaba de apurar os setenta e cinco artistas que vão compor a delegação da província ao Festival Nacional da Cultura.
Os distritos de Ngaúma, Mandimba, Chimbunila, Mecula, Mavago e Muembe não estão representados na composição da província.

gesyrjrsurtru.jpg

Luto nas artes cénicas e jornalismo moçambicano.
Morreu ontem vítima de doença na sua residência em Quelimane, Província de Zambézia, o jornalista e encenador António Munaita, carinhosamente tratado por Tony Guitarra.

ftkdtytyttdjjy.jpg

Setenta e cinco artistas vão representar a província de Inhambane na décima edição do festival nacional da cultura.
Para o evento, que terá lugar em Niassa em Julho próximo, inhambane leva dez expressões culturais.

ermsclss.jpg

Levar o violino e a clarinete às imediações das cidades, ao alcance de jovens com condição de vida humilde é o principal objectivo do projecto Xiquitsi.

A banda comemora 5 anos de existência e junta mais de duzentos jovens instrumentistas de música clássica.

Como projecto está implantado há cinco anos, integrado na Companhia Kulunguana, Xiquitsi trás uma realidade pouco usual e que para muitos moçambicanos seria um sonho.

Tocar violino ou clarinete numa orquestra clássica torna-se algo ainda um privilégio na actual realidade.

Algo que Xiquitsi procura quebrar com muita dificuldade, porque não só as habilidades podem determinar como também o desfio financeiro.

Para celebrar o aniversário do projecto várias actividades vão corporizar o evento, desde uma série de actuações que iniciaram na época pascal e que se prolongará até Julho próximo.

E a celebração do quinquénio encontra eco na companhia que o acolheu e que mãos dadas procuram levar o projecto para o país inteiro.

naom_5aecdbd00a6ee.jpg

A polémica gerada pelo rapper levou à criação de uma petição que pedia para descontinuar a linha Yezzy.

Kanye West voltou a gerar polémica ao afirmar que “a escravidão foi uma escolha dos negros”. Em resposta por parte de todos os que lamentam tal atitude, o site Care2 lançou uma petição à Adidas para que a marca descontinue a parceria com o rapper, nomeadamente a linha Yezzy assinada pelo mesmo.

Em resposta, o CEO da Adidas avançou esta quinta-feira que a parceria irá se manter pelo grande comprometimento que a marca de sportswear tem com a marca Yezzy – um compromisso que não se reflete tanto em termos económicos, mas pelo buzz que gera face ao reconhecimento do artista e lançamento de coleções em número limitado.

Lembra o Fashion Network que a parceria de Kanye West com a Adidas começou em 2013 e que em 2016 a marca “lançou uma estratégia global, sugerindo um relacionamento a longo prazo” que se reflete, entre outros aspetos, “na expansão das suas linhas de vestuário”.

Este sábado, 5 de maio, é lançada a mais recente coleção – a Season 7 Yezzy, em parceria com a 2XU.

naom_5ade4e60c3d82.jpg

Família emitiu um comunicado agradecendo todos os gestos de apoio.

A família do DJ Avicii lançou, esta segunda-feira, um segundo comunicado relacionado com a morte do artista, que morreu esta sexta-feira, aos 28 anos.

A família do artista sueco quis agradecer o apoio dos fãs que, após o anúncio da sua morte, continuaram a celebrar a vida do DJ.

"Gostaríamos de vos agradecer o apoio e as bonitas palavras que disseram sobre o nosso filho e irmão. Estamos muito gratos por todos aqueles que amavam a música do Tim e que têm boas memórias do seu trabalho", escreveu em comunicado.

Várias têm sido as ações em tributo do autor to tema 'Wake me up'. A repentina morte do sueco de 28 anos deixou a comunidade artística de luto. De Madonna a David Guetta, mensagens de artistas e anónimos encheram as redes sociais para saudar a memória do jovem e a sua contribuição para a música eletrónica.

"Obrigado a todos pelas iniciativas para homenagear o Tim", escreve a família, recordando a igreja que fez os seus sinos ecoarem temas do DJ, os tributos no festival Coachelha e todos os minutos de silêncio realizados em todo o mundo.

Tim Bergling, conhecido como Avicii, foi encontrado morto esta sexta-feira. Não são ainda conhecidas as causas da morte.

moatizegospel2018.jpg

Arrancou na vila de Moatize em Tete, a terceira edição do concurso municipal de Gospel.

Participam da iniciativa promovida pelo Conselho Municipal local 14 grupos religiosos.

fundacaodernandocouto0504.jpg

 

Fundação Fernando Leite Couto, tem já promovido mais de duzentos eventos culturais desde a sua existência há três anos.

Fernando Couto, Presidente do Conselho de Administração da agremiação desafia a sociedade a apostar na promoção cultural como um contributo para o desenvolvimento sócio - económico e cultural.

A Fundação Fernando Leite Couto criada em 2015 pelos irmãos Fernando, armando e mia couto, surge em homenagem ao pai, escritor e poeta Fernando leite Couto.

Uma agremiação que tem como enfoque a promoção da literatura e arte através da formação de novos autores, intercâmbios entre outros.

É neste âmbito que os irmãos Couto, escalaram a cidade da Beira a terra que os viu nascer para o estabelecimento de algumas parcerias.

Com sede na cidade de Maputo, a Fundação Fernando Leite Couto, trabalha dentre várias instituições com o Ministério da Cultura e Turismo e a Associação dos Escritores de Moçambique.

Pág. 1 de 7

Programas

  • IFeliz 25 de Junho

    Feliz 25 de Junho

    Onde quer que esteja, em casa ou na rua, sozinho ou com amigos, a TVM está consigo. Porque somos a única televisão que esta em todo o país e com todos os moçambicanos a comemorar o dia da indep...

    Readmore

  • IFeliz 25 de Junho

    Feliz 25 de Junho

    Onde quer que esteja, em Maputo ou em Lichinga, em Tete ou Chimoio, a TVM está consigo. Somos a única televisão que esta em todo o país e com todos os moçambicanos a comemorar o dia da indepe...

    Readmore

  • IFeliz 25 de Junho

    Feliz 25 de Junho

    A TVM é a única televisão que está em todo o país e com todos os moçambicanos a comemorar o dia da independência. Feliz 25 de Junho....

    Readmore

  • Feliz 25 de Junho

    Feliz 25 de Junho

  • Feliz 25 de Junho

    Feliz 25 de Junho

  • Feliz 25 de Junho

    Feliz 25 de Junho

PROGRAMAÇÃO DE TV

Câmbio do Dia

Moeda Compra Venda
EUR 67.84 69.20
USD 58.60 59.77
ZAR 4.28 4.37
Fonte: BCI, 23 de Junho de 2018

Telefones Úteis

Por provincia

Assista a emissão em directo:

tvm1 smalltvm2 small

Powered by jms multisite for joomla